600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE

INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

#2 Como fazer um bom planejamento para tomada de decisões e investimentos futuros na minha empresa?



Um bom planejamento é essencial para que uma empresa alcance seus objetivos, fazendo com que o gestor, a partir de estudos prévios, consiga tomar decisões mais assertivas, prevendo e minimizando fatores que podem ter um impacto negativo na sua organização.


Mas como fazer um bom planejamento?


Para que se tenha sucesso com o planejamento, é necessário que ele seja bem desenvolvido e detalhado, caso contrário, o mesmo pode estar fadado ao fracasso. Portanto, existem algumas ferramentas que podem nos auxiliar a fazer um bom planejamento, como: 5W2H, SWOT, Modelo Canvas.


5W2H


O 5w2h é uma ferramenta essencial para execução de um planejamento, pois trás bastante objetividade para execução da ação, além de trazer praticidade e organização na tomada de decisão.


Portanto, 5W (What, Why, Where, Who, When) 2H (How, How much), funciona

da seguinte forma:



  • What (O que) –O que será feito (Etapas);

  • Why (Por que) –Por que será feito (Justificativa);

  • Where (Onde) – Onde será feito (Local);

  • Who (Quem) – Por quem será feito (Responsabilidade);

  • When (Quando) – Quando será feito (Tempo);

  • How (Como) – Como será feito (Método);

  • How much (Quanto) – Quanto custará (Custo).


SWOT


Por ser uma ferramenta simples de ser construída e bastante eficaz para esclarecer dúvidas e direcionar a estratégia, a análise SWOT completa pode ser utilizada para o planejamento de pequenas e/ou grandes empresas. A análise SWOT foi criada em forma de matriz para facilitar a elaboração e análise de uma forma intuitiva e que segue certas regras de fácil aplicação. Portanto, a análise consiste em 4 conceitos importantes, que em português significam respectivamente:


  • Forças

  • Fraquezas

  • Oportunidades

  • Ameaças


Sendo assim, é importante saber que a análise do ambiente interno é que determina suas forças e fraquezas e a análise do ambiente externo é que possibilita a definição da oportunidades e ameaças.


Segue o passo a passo para realização da análise SWOT:


  1. Defina suas forças;

  2. Determine suas fraquezas;

  3. Liste as oportunidades;

  4. Enumere as ameaças;

  5. Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura;

  6. Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine.

  • Forças podem potencializar quais oportunidades;

  • Forças podem combater quais ameaças;

  • Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades;

  • Fraquezas podem potencializar quais ameaças.


Modelo Canvas


O Modelo Canvas, também conhecido como Canvas, é uma ferramenta de planejamento que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou existentes.


O Canvas funciona na forma de um mapa em que é definido os principais fluxos e processos da empresa, permitindo uma análise organizada e visual do seu modelo de atuação no mercado.


Qual a importância do Plano de Negócios?


Construir um Plano de Negócios é a melhor maneira de se criar um planejamento e assim fazer com que suas ideias se tornem em um projeto de sucesso. Portanto, um Plano de Negócios serve para que o empreendedor tenha uma melhor gestão riscos e incertezas no futuro do seu negócio. A falta de um plano pode causar até a falência nas empresas. Portanto, não é aconselhado que se abra as portas de um empreendimento sem saber o que fazer para conseguir lucro e manter as obrigações em dias.



O Plano de Negócios, ainda tem como função, fazer toda análise mercadológica, contando com análise demográfica, econômica, psicográfica e de concorrência, assim, entendendo o setor em que a empresa esta se inserindo, analisando qual melhor local que a empresa deve atuar, entendimento do público-alvo e conhecendo melhor os concorrentes do empreendimento, para que assim consiga achar novas tendências frente ao mercado e a empresa esteja bem preparada para se sobressair frente ao mercado, atraindo o maior número de clientes.


Além disso, é por meio do Plano de Negócios, em que pode-se ter todo um planejamento financeiro da empresa, planejando toda a estruturação de fluxo de caixa, além dos indicadores como Payback (O período de recuperação do investimento, em inglês), ROI (sigla em inglês para Return on Investment, que em português significa “Retorno sobre Investimento”. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido), entre outros indicadores.


Dessa forma, fica claro que o Plano de Negócios é essencial na formação de um bom planejamento, pois só assim o empreendedor saberá onde quer chegar, e quais desafios terá em sua caminhada para o sucesso, além de estar preparado para o mercado que estará ou está inserido. Com isso, a EJ UNICAP oferece o projeto de Plano de Negócios em sua cartela de soluções, e vem atuando frente ao mercado, realizando esse tipo de projeto para empreendedores que pretende abrir ou expandir seu negócio.


Por Thiago Martins, Consultor de Projetos de Gestão


Fonte: Agendor | Blog Convenia | Jrm coaching | Metodologias de estudo da EJ UNICAP


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!

55 visualizações