INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

#3 Como melhorar o desempenho da minha empresa e torná-la mais competitiva?

Atualizado: 23 de Ago de 2019



Com o aumento da disputa que vem ocorrendo no setores econômicos, as empresas vêm encontrando, cada vez mais, desafios para se diferenciarem dentro do mercado que estão inseridas. A maior questão é conseguir sobreviver a um mercado bastante competitivo que detém diversos meios para a aquisição e venda de seus produtos/serviços. Além disso, para que uma empresa possa ter bons resultados do ponto de vista econômico, as ações realizadas devem estar alinhadas com os métodos de competitividade eficientes para chegar até seu público alvo. Afinal, aumentar a competitividade de sua empresa no mercado pode ser a chave para o sucesso do seu empreendimento!


Alavancar resultados diferentes daqueles que já foram obtidos anteriormente, visando atrair novos consumidores em meio a um mercado saturado, é uma das coisas que não pode ser alcançada por meio de uma fórmula pronta para todos os empreendimentos.


5 Dicas para obter um melhor posicionamento de mercado, frente às suas concorrentes:


1. Conheça seus clientes


É preciso sempre estudar o perfil do seu cliente, para isso estratégias como desenvolvimento de buyer personas (em resumo, é o cliente ideal da sua empresa. Mais detalhado, no conteúdo de Marketing) e aplicação de pesquisas, tanto para validação de ideias quanto para a busca de opinião - são métodos que geram dados de grande relevância, quando bem utilizados dão abertura para estruturação de estratégias de impacto. Sendo assim faz-se fundamental para organizações que buscam boa performance ter como hábito a coleta de dados e o desenvolvimento de estratégias voltadas diretamente para seu público alvo!


2. Mindset Inovador


Ter um mindset voltado para inovação é outro ponto essencial para empresas que desejam ter uma maior vantagem em relação aos seus concorrentes, sejam eles diretos (aqueles que ofertam o mesmo produto/serviço que você) ou indiretos (aqueles que vendem produtos/serviços que não necessariamente sejam iguais ao seu, mas que podem fazer o consumidor optar em comprar o dele, ao seu). Este tipo de pensamento deve ser inspirador e deve acrescentar algo único ao produto, serviço, processo ou modelo de negócio, sempre buscando trazer uma empresa aberta a novas tendências e de certa forma, se renovando, vindo a se posicionar de formas diferentes de acordo com a situação atual do mercado. O seu principal objetivo é adicionar valor ao que sua empresa vende, o que também ajuda a gerar a diferenciação em relação as demais empresas de mercado, visando a fidelização dos clientes, parceiros, fornecedores e demais públicos com interesse em seu produto / serviço.


3. Construa um bom clima organizacional na empresa


Clima organizacional, cultura, valores, missão, visão e tudo que tange pessoas é o ponto chave dentro de qualquer organização, afinal de contas são a partir delas que tudo se desenvolver. No entanto, para possuir um ambiente de trabalho agradável e que sirva como propulsor para a produtividade dos colaboradores, é preciso voltar olhos para alguns tópicos:


  1. Ter um ambiente de trabalho organizado;

  2. Fazer pesquisas de clima organizacional;

  3. Garantir a saúde básica para os membros da sua equipe;

  4. Estabelecer metas desafiadoras, mas alcançáveis;

  5. Oferecer programas de benefícios;

  6. Ter programas sociais.


Estes itens citados acima, são alguns pontos para obter um melhor clima organizacional dentro de sua empresa, algo que solucione qualquer tipo de problema que envolva seus colaboradores, preenchendo os gargalos existente. Além disso, caso não haja um atenção para esta área, pode vir a dificultar os processos de serem executados e, consequentemente, os objetivos e metas podem vir a não ser atingidos.


4. Tenha processos bem definidos



Antes mesmo de falar um pouco sobre, é interessante que você saiba qual a importância de ter os processos devidamente mapeados dentro de uma organização! Então segue abaixo:


  • Aumento da produtividade de seus colaboradores;

  • Diminuição de erros operacionais no dia a dia;

  • Facilita a comunicação interna;

  • Fica mais fácil e simples administrar a qualidade em cada atividade;

  • Diminui custos;

  • Retém conhecimento;

  • Aumenta a satisfação de todos os stakeholders.

Como citado acima, são diversos os benefícios por haver processos bem definidos e desenhados dentro de uma organização. E com isso, resolvi trazer um dos cases de sucesso que comprova o impacto que 'Tenha processos bem definidos' pode trazer a uma empresa, alcançando um bom desempenho!


Case de Sucesso da Nortegubisian




Para que fique bastante claro para você a importância de um Mapeamento e Otimização dos processos da sua empresa, trouxe um case de sucesso apresentado pela Nortegubisian, no qual mostra um de seus projetos onde seu cliente tinha uma série de problemas em sua estruturação interna, que era gerado pela falta de padronização dos processos, e má comunicação entre a matriz e as suas filiais. O cliente deste projeto em questão gostaria que seus processos fossem únicos em todas as suas filias, com o desenvolvimento de um manual da padronização dos serviços prestados nas unidades.


Diante desta problemática, a Nortegusbisian utilizou a seguinte estrutura em seu projeto para solucionar as dores de seu cliente:


  1. Mapeamento e diagnóstico dos processos;

  2. Desenho dos processos;

  3. Identificação de gargalos e elaboração de planos de melhoria;

  4. Manualização dos processos;

  5. Definição dos indicadores de desempenho;

  6. Capacitação dos colaboradores.


O resultado obtido pelo Projeto de Mapeamento de Processos foi extremamente expressivo. Além de reconhecer, compreender e documentar o funcionamento de cada uma das atividades desempenhadas pelas áreas, a padronização e unificação dos processos entre as duas unidades eliminou práticas não agregadoras de valor, aumentando a eficiência e proporcionando maior qualidade aos seus clientes. O mapeamento de processos é uma técnica utilizada por empresas para entender de forma visual, clara e simples como está ocorrendo as operações da sua organização, trazendo cada passo de como se realiza atividades realizadas em termos de entradas, saídas e ações realizadas.


5. Tenha indicadores de desempenho


Os indicadores de desempenho de uma organização são compostos de um ou mais grupos de indicadores que permitem o acompanhamento de determinadas atividades ou áreas da empresa, facilitando a análise de como a empresa está indo ao longo de um determinado tempo.


Os indicadores permitem o acompanhamento, avaliação, decisão, sugestões, mudanças ou interferências nos processos que estão sendo realizados atualmente, visando atingir um objetivo estipulado. Quando tratamos dos indicadores de desempenho, cada indicador deve ter uma meta diretamente ligada com o planejamento, com prazo ou outro valor que represente uma expectativa ou desafio para a sua organização.


Um exemplo de indicador de desempenho que utilizamos na nossa empresa é o 'Nº de Projetos fechados/ mês', ou seja, assim como fica claro no próprio nome, analisamos quantos projetos foram fechados em cada mês. Para que a partir disso, nós sabermos se estamos caminhando bem para alcançar o nosso objetivo anual.

Logo, acredito que com todas as informações lhe oferecidas, tenha ficado mais claro para você a importância de construir uma empresa que esteja preparada para competir com o mercado que cada vez mais, está mais difícil de se diferenciar. E nada melhor que começar essa transformação pelo interno, o mapeamento e a otimização dos processos da sua empresa é uma boa opção para você obter os resultados esperados de forma, digamos até mais rápida! Com isso, venho dizer que a EJ UNICAP oferece esse tipo de projeto, então se tiver interesse em estar impulsionando os resultados da sua empresa, entre em contato conosco!


Por Felipe Vital, Consultor de Projetos de Gestão


Fonte: RH Portal | Neotriad | Sebrae | IBC | UOL Meu Negócio | FOCCOERP | Intelliplan


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!


45 visualizações
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE