INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

5 Passos para Criar o Planejamento Financeiro de 2021

Com o ano começando muito se conversa sobre o que esperar do ano, metas e desejos, e para alcançar todos os seus sonhos e objetivos faz-se necessário pensar em um planejamento financeiro para 2021, basta um pouco de organização e muita disciplina para ter um ano com o orçamento em dia.


2020 foi certamente um ano muito desafiador e também deixou bem claro a importância de estar preparado para os imprevistos financeiros, por isso, faz-se imprescindível aprender com o ano que passou e montar um planejamento para iniciar um ano mais próspero. Planejar possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial de futuro.


Além disso, ao aprender como criar objetivos e metas, você passará a ter mais foco para realizar seus sonhos e conseguirá desenvolver uma maior disciplina para juntar dinheiro ao longo do ano. Com um bom planejamento fica muito mais fácil definir prioridades e destinar esforços para o que é relevante.

Antes de começar a montar o seu planejamento para 2021, reflita sobre seus sonhos, metas e objetivos. Esse é o primeiro passo. Onde você quer chegar, o que você quer alcançar. Para te ajudar vamos mostrar como fazer um planejamento financeiro para 2021:

  1. Organize seu orçamento: colocar em ordem suas finanças é fundamental para se preparar para o ano. Você pode usar uma planilha financeira para anotar sua renda, suas dívidas, reservas e as despesas fixas e também as variáveis. Com a planilha você consegue ainda fazer projeções para o ano inteiro, obtendo mais controle, ex.: compras parceladas, é ideal já lançar na planilha todas as parcelas nos meses subsequentes.

  2. Planeje-se para quitar suas dívidas: depois de ter seu orçamento organizado você vai ser capaz de entender a sua realidade atual, suas dívidas e quais despesas podem ser cortadas para conseguir quitá-las. Utilizar uma ferramenta para controle mensal é uma boa ideia, planilhas em excel ou até um caderno, o importante é escolher o que melhor lhe atende. Fazer um orçamento financeiro bem organizado vai te ajudar e muito a seguir com o seu planejamento.

  3. Encontre formas de economizar dinheiro: muito do que prejudica o orçamento do final do mês está nos detalhes, naqueles "pequenos" gastos que ao final do mês podem somar uma boa quantia e te deixar mais distante da realização dos seus sonhos. Uma boa forma de controlar é anotar todas as despesas, cada centavo e se questionar, repetidamente, se aquilo é realmente necessário, o mais importante é ter esse controle feito com disciplina e de forma assertiva. Consumir de forma consciente precisa fazer parte da sua vida já. Aprenda a economizar, poupar e faça o dinheiro trabalhar para você.

  4. Faça um planejamento de metas: seja realista, coloque metas que façam sentido dentro da sua realidade e que te ajudem a alcançar o que você tanto deseja. Por isso, todas as etapas anteriores são tão importantes: com seu orçamento organizado, com suas dívidas dentro do controle e conseguindo economizar dinheiro, você poderá pensar em metas que de fato sejam factíveis. Separe-as em metas de curto, médio e longo prazo e estabeleça prazo para que cada um seja comprido.

  5. Comece a poupar e invista o seu dinheiro: com as metas estabelecidas e os prazos em mente, o próximo passo é começar a poupar todos os meses para atingir esses objetivos. Aprenda a fazer escolhas conscientes para realização dos sonhos e objetivos. E, acima de tudo, ter um olhar para a longevidade, pensando na construção da independência financeira e da aposentadoria sustentável.


E aí, gostou do conteúdo?


Por Isabela Duarte, Consultora de Projetos.


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo