INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Como as Parcerias Entre Empresas Podem Melhorar os Resultados do Seu Negócio


Nos dias atuais, tem se tornado cada vez mais comum firmar parcerias empresariais, entre empresas que competem pelo mesmo mercado ou que comercializam produtos que se complementam de alguma forma. Atualmente, é encarado como uma estratégia comercial que possui um grande potencial de crescimento para ambas as partes envolvidas.


Assim, são vistas como uma oportunidade de estreitar o relacionamento e aproveitar potenciais complementares. Podendo acontecer entre empresas diretamente concorrentes, porém, é mais comum entre marcas que atuam em um mesmo mercado, mas com serviços complementares. Ou seja, na prática funciona de forma que põe o cliente e a empresa em primeiro lugar, tendo como base suas necessidades, e dessa forma desenvolver uma solução estratégica personalizada e que traga benefícios para todos os envolvidos.



Ocorre, geralmente, quando duas empresas concorrentes decidem se unir, de forma que compartilhem seus pontos fortes com o intuito de otimizar seu desenvolvimento, atrair novos clientes e melhorar seus resultados. Dessa forma, gera a possibilidade de encarar novos mercados sem a necessidade de grandes investimentos. Fazendo com que organizações concorrentes somem forças com um objetivo em comum.


A primeira coisa a ser levada em conta ao avaliar uma proposta de parceria é identificar se há um equilíbrio de vantagens para ambas as empresas, caso haja alguma que esteja sendo mais beneficiada, deve se ter isso claro desde o começo. O equilíbrio deve ser priorizado para garantir as seguintes vantagens com as parcerias:


  • Aumento do poder de alcance da empresa - ao fazer campanhas e ações publicitárias conjuntas para promover a união das empresas, acaba por alcançar muito mais gente, que em um primeiro momento ainda não é consumidor da sua marca, mas pode ter o interesse aguçado a partir da divulgação por parte de seu parceiro, duplicando o alcance para as marcas envolvidas. Dessa forma, são ótimas estratégias de marketing, aumentando o alcance da sua empresa.

  • Redução de custos de operação - custos operacionais acabam sendo divididos entre os envolvidos. Em caso de a parceria trazer os resultados esperados, a margem de lucro vindas das ações em conjunto, resultarão em ainda mais diferença nos custos da operação.

  • Otimização de tarefas e processos operacionais - em parceiras nas quais se compartilham os processos de produção e gestão, as tarefas operacionais cotidianas são realizadas em metade do tempo, aumentando assim a produtividade.

  • Melhores oportunidades para os clientes - possibilidade de oferecer produtos e serviços com valores mais baixos que os tradicionais e com condições de pagamento mais atraentes, como exemplo promoções e ofertas devido a junção de ambas as marcas

  • Soma de qualidades - deve-se sempre buscar parceiros que complementam o seu negócio e que possuam um público com interesse parecido ao que sua empresa atende.

  • Possibilidade de troca de indicações - por meio de indicações há uma maior possibilidade de quem as recebe procurar de fato a empresa mencionada.



Em um mundo cada vez mais concorrido, as parcerias se mostram fundamentais para ampliar a cartela de clientes, aprimorar tecnologias, otimizar processos e outros. Contribuindo para melhorar o potencial competitivo das organizações, atraindo novos clientes e também fidelizando os atuais. Efetivar uma parceria entre empresas é criar um laço de cooperação

mútua, ou seja, todos os envolvidos têm vantagens. Essas parcerias podem acontecer entre os mais diversos portes e segmentos. Porém torna-se imprescindível estabelecer exatamente os objetivos de cada um, esclarecendo como irá funcionar todos os aspectos que envolvem o negócio, assim como o tempo de duração.

Para encontrar os melhores parceiros faz-se necessário analisar as possibilidades, a fim de que se encontre aquela que trará um diferencial para a sua marca e vice-versa. É imprescindível que se faça uma análise aprofundada dos processos internos da sua empresa, de forma que identifique-se as principais forças e fraquezas, assim começaria a ser pensadas possíveis parcerias para "resolver" aspectos o qual o seu empreendimento deixa a desejar. Impreterivelmente, é fundamental que o parceiro escolhido esteja alinhado com os seus objetivos, ou seja, é fundamental que ambas possuam a visão em comum de crescerem juntas a partir da parceria.


E aí, gostou do conteúdo?


Por Isabela Duarte, Consultora de projetos


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site.

6 visualizações
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE