INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Como despertar a criatividade e inspiração no meu ambiente de trabalho?

Atualizado: 31 de Ago de 2019



Para iniciar este artigo, que tal descobrirmos primeiro o que de fato é a criatividade? Bom, a criatividade, como muitos acreditam que ela seja, não é um dom que poucas pessoas têm a sorte de nascer com ele, ela nada mais é que o simples fato de resolver problemas! Mas como assim resolver problemas? Nós, seres humanos, possuidores de capacidade intelectual, temos uma necessidade constante de resolver problemas, estamos fazendo isso a todo tempo, até mesmo sem perceber, e é exatamente aí que exercitamos a nossa criatividade.


Vamos aprofundar essa teoria! Em nosso local de trabalho nos deparamos constantemente com problemáticas que precisam ser solucionadas, certo? E como fazemos isso? Usando a criatividade! Ela é a ferramenta essencial para superar os desafios do cotidiano das empresas, quando buscamos soluções criativas estamos rompendo uma constância, exercitando nossa intuição e abrindo um leque infinito de possibilidades.


Thompson define a criatividade como “a capacidade de olhar os mesmos fatos que todos, mas visualizando algo distinto neles”, ou seja, é a prática de interpretar algo além do óbvio. Mas então o que tem a ver com resolver problemas? É simples, a criatividade faz parte do nosso leque de competências humanas, e como qualquer competência, ela precisa ser exercitada, como pontua Adam Grant, Consultor da área de recursos humanos e autor do livro “Originals”, ele diz que tudo é uma questão de treinamento e método, e fazemos isso quando nos deparamos com um problema e buscamos formas fora do comum para solucioná-las, no momento em que nos desprendemos de conceitos prontos e recorremos a formas alternativas a ele, desmontando e remontando até chegar na melhor solução.


Absorvendo tudo isso, podemos concordar que a criatividade é a mãe da inovação, uma vez que, ao combinarmos o que já sabemos com o que acabamos de conhecer, criamos algo novo e estamos prontos para inovar, e é exatamente isso o que o mercado de trabalho espera de nós, INOVAÇÃO.


Contudo, essa prática necessita de estímulos e, por isso, vamos ver agora formas de despertar essas habilidades, em nós mesmos e em nosso local de trabalho!


Observe o mundo ao seu redor


Você já parou para pensar que grandes invenções foram feitas a partir de associações absurdas? Steve Jobs, por exemplo, teve a ideia de criar embalagens compactas para seus produtos depois de observar a caixinha na qual estava o seu sanduíche. Observar com atenção tudo que lhe cerca lhe permitirá acessar áreas mais criativas do seu cérebro, sendo assim, ter um ambiente de trabalho que proporciona a observação é um ótimo exercício para buscar inspirações.



Fuja da rotina


Criar uma constância e se acomodar nela é certamente um ponto ruim para quem quer desenvolver sua criatividade, quando dedicamos nossa energia apenas à tarefas rotineiras prejudicamos a nossa capacidade de perceber a maravilhosa natureza da inspiração, o que segundo a autora do livro “Grande Magia - Vida Criativa sem Medo”, Elizabeth Gilbert, é a fonte da real criatividade, então busque sempre estar fazendo coisas diferentes, seja visitar lugares que nunca foi ou usar um meio de transporte fora do habitual para se locomover até o trabalho, pois ao estimular nossos sentidos, a criatividade surgirá naturalmente.


Crie, Idealize!


Quando as ideias começarem a surgir não espere para computá-las, tenha consigo sempre algo para anotar, nunca sabemos quando a inspiração bate em nossa porta. E idealize suas ideias, mesmo que não sejam tão boas assim, teste-as, não as deixe somente no papel. Se você pensou em formas legais de mudar a decoração do seu escritório, vai lá e mude!




Aprenda com seus erros


Um dos principais erros que cometemos constantemente é negar ajuda. A criatividade surge com mais facilidade quando pensamos em conjunto e se você está em um posto de liderança é importante saber reconhecer seus erros e usá-los ao seu favor. Ed Catmull, presidente da Pixar e autor do livro “Criatividade S.A” fala que “o imprevisível é o terreno no qual ocorre a criatividade”, então saiba que é preciso arriscar, mesmo que muitas vezes não alcançamos o nosso objetivo, mas é com os erros que chegaremos ao acerto.


Deixe seu local de trabalho colorido e inspirador


As cores têm o poder de despertar sentidos e sensações em nós, e é por isso que, se o seu objetivo é despertar a criatividade no seu local de trabalho, use-as e abuse de composições criativas, use diferentes tons e tenha uma decoração criativa do ambiente, móveis que se desmontam e possuem mais de um uso são uma ótima aposta para deixar sua empresa mais harmônica, assim como decorações interessantes, diferentes do convencional.


No Google por exemplo, a ideia dos arquitetos Penson, responsáveis pela nova sede de Londres, foi de “deixar a criatividade fluir para criar um ambiente de trabalho único”, todos os projetos de ambientação das sedes do Google foram pensadas de forma a estimular a criatividade de seus funcionários, e esse é o ponto chave da questão, ter um bom projeto de ambientação! Somente com um bom design, você conseguirá ter um local de trabalho adequado e que se enquadre a personalidade da empresa e de seus funcionários.


Atenta às individualidades de seus funcionários


Ter um ambiente de trabalho favorável é a chave para cultivar as habilidades de seus funcionários. Saiba ouvir e respeitar o estilo e o tempo de cada um, os deixem livres para decorarem suas mesas de trabalho do jeito que preferirem, que usem ferramentas de trabalho que melhor funcionem para eles e principalmente, que eles tenham voz, que possam juntamente com você desenvolver ideias. Deste modo terá um ambiente de trabalho mais harmonioso e propício a desenvolver a criatividade.


#O que acontece se as pessoas atuarem com mais criatividade na minha empresa?


E após ler todas essas informações, quais resultados terei se aplicar esses métodos na minha empresa? Desenvolverei a minha criatividade e a de meus funcionários! E é isso que o mercado de trabalho espera de nós, que sejamos criativos e inovadores, que criamos coisas novas e, se juntarmos uma boa relação entre a equipe com um local de trabalho com uma devida ambientação, inovar será algo que acontecerá constantemente e naturalmente em sua empresa.

Logo, acredito que com todas as informações lhe oferecidas, tenha ficado mais claro para você a importância de desenvolver um ambiente que inspire o lado inovador de seus colaboradores; afinal, isso irá refletir diretamente no desempenho dos mesmos e nos resultados da empresa. Com isso, venho dizer que a EJ UNICAP oferece esse tipo de projeto, entre em contato conosco!


Por Talyssa van der Avort, Consultora de Projetos de Arquitetura


Fonte: CATHO | Rockcontent | UNIGRAN NET


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!

108 visualizações
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE