INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Como fazer com que a minha marca/ negócio desperte sensações e crie conexões?


Vamos lá, ficou curioso pelo tema!? Então, primeiro é preciso avaliar o diálogo das marcas, lembra daquele velho ditado ‘’a primeira impressão é a que fica’’? Isso mesmo, as marcas falam pela forma que são apresentadas. Dessa forma, vamos tratar sobre os principais elementos, conceitos que norteiam e despertam essas sensações nos consumidores. Para despertar as sensações existem alguns elementos fundamentais para a gestão da marca, dentre eles veremos as tendências de mercado, psicologia das cores e as formas como uma Logotipo pode ser apresentada.


As tendências de mercado aplicadas na identidade visual são usadas para articular com as atualidades do mercado, formas geométricas, degradês e cores. Vale salientar que identidade visual não é apenas tendência, mas sim o ‘’dna” da marca. A identidade visual serve para compreender as imensas possibilidades de logos, como exemplo:


Tendências


1. Espaço Negativo




2. Linhas Manuscritas




Tem sido muito importante em paralelo às tendências, compreender as cores e a sua importância para passar as sensações desejadas ao seu público (Se quiser saber mais sobre como identificar o seu público, leia o conteúdo #5 e entre em contato conosco). As cores influenciam diretamente na reação imediata, devendo ser usada de maneira estratégica. Existe um estudo de psicologia das cores que busca harmonizar as combinações de cores frias e quentes, como mostra a imagem abaixo:



Tanto cores frias quanto cores quentes têm seu papel de aumentar a sensibilidade para a compra de determinado produto/serviço, como por exemplo: logotipo de comidas fast food, em geral, tem cores quentes com o propósito de despertar alegria; já logotipo de comidas saudáveis, encontra-se a predominância da cor verde e azul, pois remete a comidas naturais e também a frutas e legumes.


Vimos rapidamente alguns critérios que são indispensáveis para despertar sensações e criar conexões com nossos clientes, mas é válido ressaltar que o estudo das cores, e tendências só será aplicado devidamente se estiveram atreladas ao estudo do Branding (estudo da marca). Veremos em seguida o conceito e como pode ser aplicado o Branding.


Estudo da marca


1. Logo



2. Logotipo



3. Isologo



Ao longo dos anos o consumidor vem sendo mais crítico com o que deseja adquirir e antes da sua decisão de compra, realiza a análise do produto. Em paralelo a isso, as marcas/ negócios estão de olho em suas demandas e acompanham os passos do seu público. Primeiro, a marca supre necessidades e desejos do cliente, em seguida ela tenta melhorar seu posicionamento no mercado, dentre alguma coisas: identidade visual, valores, causa social. O propósito disso tudo é criar um relacionamento duradouro com o cliente tornando-o fidelizado ao negócio. Vejamos alguns exemplo e conceitos a seguir para facilitar a compreensão.


Evolução das marcas



Dessa forma, pode-se afirmar que, um evento, um lugar, uma loja, uma pessoa, um serviço, uma corporação - tudo isso assume o papel de marca para o mercado. Uma marca é uma proposta de valor, sendo tangível ou intangível mas que deve prioritariamente ter uma representatividade única para se diferenciar do mercado. Assim, surge o Branding que visa estabelecer conexão emocional entre a marca e seus diversos públicos, dessa forma agregando valor ao negócio.

“Branding é conjunto de ações estratégicas que quando aplicadas de forma eficiente, contribuem para a construção da percepção de seu consumidor em relação à sua empresa de forma positiva - ou seja, como você gostaria que ele a apresentasse.” - Roberto Martins.


O Branding está atrelado ao design e é usado em conjunto para que:


  • Ações estratégicas fortaleçam uma marca;

  • Aumentar a percepção do cliente em relação a marca;

  • Reputação e conhecimento.


Existem dois conceitos básicos do Branding:


  • Brand Value: Termo recomendado aos especialistas para o valor patrimonial da marca;

  • Brand Equity: O valor no sentido da importância, que os consumidores atribuem a uma marca.


Existe um ranking construído com 3 atributos principais, que contribuem para o valor acumulado de uma marca:


  • Performance financeira;

  • O papel da marca na decisão de compra do consumidor;

  • A força da marca para garantir um preço Premium (diferenciado) ou ganhos futuros para a empresa.;


Segundo a Interbrand, as marcas mais valiosas do mundo em 2018:

Diante dos conceitos do Branding, existem duas definições básicas muito importantes, sendo elas:

  • Imagem à marca: São as crenças e sensações que os consumidores têm a respeito das marcas.

  • Lealdade à marca: Medida de ligação do consumidor com a marcar, levando em conta o que ele está disposto a pagar.



O que deseja-se ressaltar é que toda marca/negócio precisa se comunicar verbalmente pela escrita e oral, vemos que qualquer marca deve gerar recall (significa deixar o nome da marca intrínseco ao produto/serviço, ser lembrado pelo jingle, logotipo e símbolo). Quando mencionado ‘’de mulher para mulher..." qual marca vem de imediato na sua cabeça?! Isso mesmo, Marisa! e ainda com a entonação da assinatura da marca não é mesmo?


Segundo Paola Antonelli “O Design dá ao mundo algo que ele não sabia que sentia falta”. Se você acredita que seu negócio precisa de um novo visual, podemos ajudar a mudar esse seu cenário! Marque uma reunião de diagnóstico com nossos gerentes!


Por Cláudia Gueiros, Consultora de Projetos de Publicidade


Fonte: Rock Content | Verts Intelligence | Metodologias da EJ UNICAP


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!

0 visualização
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE