INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Como o COVID19 afeta a economia brasileira, e por que?

O coronavírus (COVID19), foi inicialmente encontrado em uma cidade da china no final de 2019. O vírus logo foi se espalhando pelo mundo e se tornando uma pandemia que provocou grandes abalos nos mercados globais e nas atividades econômicas.


Seu avanço tem colocado regiões inteiras em quarentena e em confinamento, fazendo com que muitos países fecharam suas fronteiras e tomem medidas mais restritivas, com o intuito de minimizar a transmissão do vírus e dos impactos econômicos. A China, com 1,4 bilhões de habitantes e com um PIB de mais de US$12 trilhões, é a maior exportadora do mundo e a segunda maior economia mundial. Isso significa que, de lá saem produtos que abastecem praticamente TODAS as demais economias e qualquer movimento seu, afeta todos os outros países, principalmente o Brasil que tem a China como um dos seus maiores parceiros comercial. Quer um exemplo? Olhe ao redor da sua casa, provavelmente ao menos uma roupa, celular, ou uma televisão, terá o selo MADE IN CHINA? Hoje, em 2020 a produção industrial do país despencou no ritmo mais forte em três décadas.



Visto que a China é um dos principais pontos de partida de muitos produtos e insumos utilizados em todo o mundo, quando a mesma fecha suas fábricas e suas fronteiras, isso afeta diretamente toda a cadeia global de suprimento e de produção industrial do planeta, incluindo a nossa.


Além de ser um dos maiores exportadores do mundo, é também um dos maiores compradores de produtos, como : a soja, minério de ferro, entre outros. Isso afeta (Afetando de form direta o Brasil, pois, segundo... bastante o Brasil. Pois, dados revelam que 19% das exportações brasileiras têm como destino o país asiático e a maioria das importações brasileiras vem da China. Se a segunda maior economia do mundo está com problema para vender e comprar, será que vale a pena continuar investindo nas empresas que têm ações em bolsa? Esse é o problema que acaba levando o COVID19 a atingir o mercado de ações.

Isto causa Grandes quedas na bolsa de valores, pois a mesma funciona com base em especulações sobre a economia. Por isso em um cenário de incertezas elas tendem a cair e ser pessimista. Com a confirmação do primeiro caso no Brasil A BOVESPA fechou em queda de 7%, sendo considerado o pior desempenho desde 2017. Isso com apenas um caso.



Diante de toda essa pandemia que parou o mundo, a economia brasileira corre um grande risco de ter uma taxa de crescimento muito baixa, mais baixa que 1%, com risco de um PIB estagnado ou chegar em uma recessão.


Por Júlia Bandeira, Consultora Comercial


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!


19 visualizações
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE