- EJ UNICAP
Habilidades comportamentais para os próximos 10 anos

O mundo em que vivemos é testemunha de mudanças rápidas e significativas, devidas às inovações tecnológicas. Empresas estão nascendo constantemente e as que não acompanham a velocidade das inovações tornam-se muito rapidamente um segmento obsoleto do mercado. Mais da metade dos empregos que os jovens de hoje terão no futuro ainda nem existem. Por isso, é fundamental conhecer as habilidades comportamentais do profissional do futuro segundo a ONU e se preparar para o que está por vir. Mas antes, você sabe o que são habilidades comportamentais? Habilidades comportamentais ou também conhecida como soft skills são um conjunto de aptidões e qualificações relacionadas a como os seres humanos agem. Ou seja, é aquela área em que você possui mais habilidade e facilidade no mercado de trabalho. Isso tudo é levado em consideração para que o profissional tenha suas metas alcançadas em sua ocupação . Confira abaixo algumas habilidades comportamentais do futuro:
Criatividade

O profissional criativo tem a capacidade de conectar informações aparentemente diferentes e, a partir dessa conexão, construir ideias inovadoras para apresentar algo “novo”. Além de conseguir pensar em novas soluções para problemas complexos.
Pensamento Crítico

Ser um profissional crítico será uma habilidade muito valiosa nos próximos anos. Os pensadores críticos serão muito bem-vindos a qualquer equipe de trabalho. Isso porque o pensamento crítico envolve raciocínio e lógica. O profissional do futuro deverá ser capaz de usar tanto a lógica quanto o raciocínio para questionar determinados problemas, identificar os “prós” e “contras”, ponderá-los e considerar as diferentes soluções para os obstáculos.
Gestão de Pessoas

Saber gerenciar pessoas é o mesmo que saber maximizar a produtividade, motivar as equipes e responder às necessidades dos funcionários para que se sintam acolhidos, tenham suas necessidades atendidas e possam igualmente corresponder às demandas de criatividade e produtividade da empresa. Vale destacar ainda que a gestão de pessoas é uma ferramenta de extrema relevância, que se conecta diretamente com a inteligência emocional.
E aí, gostou do conteúdo?
Por Ana Luisa Fernandes, Consultora de projetos
Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site.