INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Hard skills e soft skills: quais as principais diferenças?


O mercado de trabalho vem se modificando ao longo do tempo, era comum que os recrutadores baseassem suas opiniões nas habilidades conhecidas como hard skills. Porém,

existe um considerável número de empresas que procuram não só as qualificações e competências técnicas dos profissionais, mas também buscam conhecer as aptidões pessoais e comportamentais de cada um. Assim, aumentando as exigências para um profissional ser considerado qualificado, notando-se uma relevância cada vez maior das chamadas soft skills. Por isso, vamos explicá-los detalhadamente.


Hard skills por muito tempo eram consideradas a principal fonte de análise se um profissional era capacitado ou não. Pois, são habilidades profissionais que podem ser mensuradas de alguma forma. Sendo facilmente identificáveis, como por meio da apresentação de um

diploma, certificado de qualificação, testes práticos, cursos e outros, ou seja, é todo o aprendizado que ele adquiriu e que pode ser demonstrado em aspectos físicos ou tangíveis. Dessa forma, são aptidões que podem ser facilmente aprendidas por meio de cursos, treinamentos e etc., como por exemplo: graduação, cursos técnicos, conhecimento de uma língua estrangeira. Por serem mais evidentes, essas informações geralmente constam no currículo de qualquer candidato.


Já as Soft Skills são mais trabalhosas de se reconhecer, pois são habilidades sociocomportamentais, sendo assim, envolve mais que um curso ou um certificado. São ligados às aptidões mentais de um candidato e a capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais. Abrangendo toda a experiência psicossocial, dessa forma, são habilidades mais difíceis de serem ensinadas ou assimiladas. Essas habilidades vêm se

destacando ao longo do tempo devido a mudança de paradigma ocorrida dentro das empresas nos últimos anos. Observamos como exemplo de Soft Skills: comunicação interpessoal, proatividade, ética, facilidade de comunicação, empatia, espírito de equipe, flexibilidade, senso de liderança e outros. Devido ao fato de serem aptidões mais complicadas de serem comprovadas em um primeiro contato, raramente são citadas em currículos, fazendo com que haja uma necessidade de os recrutadores serem capazes de identificá-las, geralmente sendo observadas e avaliadas por meio de dinâmicas de grupo.


Soft skills e hard skills se distinguem principalmente pela capacidade de comprovar essas competências. As primeiras são perceptíveis após conhecer profundamente o candidato, por meio de testes psicológicos e comportamentais, além da convivência diária. Enquanto as hards skills são as qualificações que muitas empresas buscam nos profissionais por serem de fácil constatação, porém nem sempre o que demonstra mais conhecimento sobre determinada ferramenta específica terá o melhor perfil para uma vaga.


Quais são os impactos para a empresa?


Agora que conseguimos compreender a diferença entre hard skills e soft skills, faz-se imprescindível entender como essas habilidades influenciam no ambiente empresarial. Evidentemente tais conceitos influenciam diretamente no processo de recrutamento e seleção de candidatos, porém envolve também outros aspectos:

  • O clima organizacional - diz respeito à percepção que os trabalhadores têm sobre a instituição. Dessa forma, para garantir um bom clima organizacional faz-se necessário encontrar um equilíbrio entre ambos os tipos de habilidades.

  • A gestão de projetos - os modelos operacionais atuais tem se inclinado cada vez mais para o autogerenciamento de equipes.



Como analisado anteriormente, as hard skills e soft skills são igualmente importantes para um ambiente de trabalho produtivo. Dessa forma, faz-se fundamental que cada profissional encontre um equilíbrio ideal entre suas habilidades técnicas e sociais. Um profissional considerado completo é aquele que sabe aliar seus conhecimentos técnicos às suas capacitações pessoais e se desenvolver em cada uma dessas áreas. A escolha balanceada dos dois tipos de conhecimentos também permite que a empresa tenha um clima organizacional adequado, sendo assim, a empresa só tem a ganhar, pois passa a contar com uma equipe multidisciplinar, eficiente, comprometida e equilibrada.


E aí, gostou do conteúdo?


Por Isabela Duarte, Consultora de projetos


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site.


7 visualizações
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE