600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE

INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Marketing Digital: Tendências para 2019 e a importância de investir para o seu negocio.

Atualizado: 21 de Mai de 2019



Hoje em dia o tema Marketing Digital não é mais novidade para ninguém, somente no Brasil quase 25% dos investimentos em marketing são direcionados para esse canal. Uma estatística relativamente pequena quando comparada com os 44% dos EUA e 61% do Reino Unido, segundo os dados do eMarketer site referência sobre o assunto.


Como o nome indica, marketing digital se trata das práticas de marketing que são aplicadas no ambiente da internet. Isso envolve o uso de redes sociais, criação de conteúdo em textos e vídeos, interação com sua audiência, entre outras coisas. E essa tem se provado como a melhor forma de fazer propaganda hoje em dia. Entretanto, como vimos, no Brasil o marketing ainda está “engatinhando”. Uma pesquisa realizada pelo The Boston Consulting Group, com o apoio do Google, destacou que 98% das empresas brasileiras não aproveitam todo o poder do marketing digital. Ou seja, não saber o que é marketing digital ou como utilizar, significa que o seu negócio pode estar perdendo grandes oportunidades simplesmente por não ser visto na internet.


O meio digital traz várias vantagens se for comparada com o meio tradicional, é o meio mais eficiente de fortalecer sua marca. O alcance da internet é praticamente global, independente do porte da sua empresa e do alcance do seu produto ou serviço, é bem provável que a maior parte da sua audiência use a internet no seu dia a dia, tanto para entretenimento quanto para trabalho e pesquisas. Apenas estar lá, com um site e uma página bem-feitos, pode ser o primeiro passo para começar a aumentar o número de clientes para sua empresa.


A internet proporciona um contato mais direto com o seu público, em especial as redes sociais, é um ambiente de troca de opiniões, informações e histórias. Sabendo o que é marketing digital, você já deve entender o quanto o contato com sua audiência é importante para construir um vínculo entre empresa e público. Uma das principais vantagens do marketing digital em relação ao tradicional é a sua relação custo/benefício.


Para conseguir atingir uma grande audiência na televisão, por exemplo, é necessário desembolsar milhões de reais entre produção de comerciais e divulgação em horário nobre. Porém, há várias ferramentas gratuitas na internet para a produção de conteúdos e divulgação da sua marca. Além disso, com um conjunto adequado de técnicas, você pode conseguir uma taxa de conversão bem mais alta, maximizando a eficiência dos seus investimentos - Tudo que você mais precisa nestes momentos iniciais.


Possibilidade de analisar dados em tempo real é bem relevante também, pois não basta ter uma noção vaga de quem é o seu público, mais sim, quais são as tendências do mercado e quais são os riscos de uma determinada época - acompanhar dados deve ser parte da sua rotina. E coletar dados é um dos trabalhos principais do marketing digital.


Mais do que isso, há muitas ferramentas disponíveis para acompanhar estas informações em tempo real, minimizando o tempo de espera para tomar qualquer atitude necessária. As regras que funcionam no mercado hoje não são as mesmas que funcionarão amanhã. Como um segmento dinâmico, o marketing está em constante mudança e não observar as tendências pode fazer com que a sua empresa perca posições. Todo fim de ano, os especialistas de tecnologia e marketing, preparam uma lista com as principais tendências em pesquisa de mercado e opinião para o ano seguinte.


Quais serão as previsões de tendências para 2019?


Nesse conteúdo, falaremos sobre algumas tendências que estão se desenhando para o marketing digital em 2019. Vamos começar a abordar essas tendências com um assunto que é bastante promessa para o ano de 2019, o avanço da Inteligência Artificial e dos chatbots ajudará as marcas a atender mais consumidores online.


  • Os termos inteligência artificial e chatbots nunca estiveram tão em evidência como agora. Os chatbots estão virando tendência por causa de uma mudança na maneira como as pessoas se comunicam na internet, Segundo o Marketing Insider Group, os chatbots “vão se tornar o modo padrão do serviço de atendimento ao cliente (SAC), substituindo agentes humanos com frequência cada vez maior”. Esses robôs servem para interagir com o público de uma maneira que humanos não conseguem. São muito mais rápidos e atendem os consumidores de maneira pessoal, alguns até com senso de humor e personalidades próprias.

  • A voz está se tornando a ferramenta definitiva de marketing de busca. Espera-se que a tecnologia de reconhecimento de voz cresça cada vez mais e melhor, e os consumidores estão recebendo a conveniência da busca inteligente por voz de braços abertos. Já era uma tendência, mas vão ganhar força a ponto de, em certo momento, se tornarem tão importantes quanto a busca por texto. De acordo com um estudo da National Public Radio, 42% dos americanos já consideram a busca por voz um elemento essencial. A ComScore estima que, até 2020, metade de todas as consultas de pesquisa serão baseadas em voz – uma previsão que está fazendo com que os profissionais de marketing da marca persigam e tomem conhecimento.

  • Anúncio deve ser sinonimo de criatividade. Os formatos tradicionais de anúncios têm retornos cada vez menores. Isso não é culpa de uma eventual diminuição na audiência de certos sites, mas sim de uma mudança no comportamento do público. Bloqueadores de anúncios e a padronização dos formatos em pontos específicos das páginas faz com que os consumidores ignorem cada vez mais esse tipo de exposição. Para contornar esse problema, os anúncios precisam ser nativos, ou seja, fazer parte do conteúdo. Eles precisam se tornar menos irritantes e agregar valor à experiência de uso dos consumidores.


  • Conteúdos e estratégias pensados para os micro-momentos. Os smartphones e a conexão permanente com a internet mudaram de vez o comportamento do consumidor. Uma dessas mudanças vem na forma dos micro-momentos, termo cunhado pelo Google. Micro-momentos são situações extremamente específicas dentro da jornada de compra do consumidor, nas quais ele busca por informações na internet. Segundo o Google, existem quatro micro-momentos: eu quero saber; eu quero ir; eu quero fazer; eu quero comprar.



  • Marcas com ideologias: Ainda pensando no relacionamento dos consumidores com as marcas, outro tema que vai ganhar cada vez mais relevância no cenário mundial é o posicionamento das empresas em relação às mais diferentes questões políticas, sociais, ambientais etc. O fato é que, quando uma marca se posiciona, muitas vezes a ideologia dela acaba se tornando maior do que o produto ou serviço que ela oferece. No entanto, no mundo atual, é cada vez mais difícil se manter alheio a algumas discussões. Os próprios consumidores cobram isso, direta ou indiretamente. A questão aqui, é saber quando se posicionar, e claro, como.

Por Lucas Duarte, Assessor de Marketing.


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atende-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos dispostos em nosso site!

162 visualizações