INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Mitos e verdades sobre Marketing Digital



Nos dias de hoje, é notória a importância de estar presente no mundo virtual. Porém apenas ter participação nas plataformas online não é mais o suficiente, é necessário entender quem é seu público e como atingi-lo da melhor maneira. Desde o século XX, as empresas começaram a investir melhor no marketing dos seus produtos, porém com a chegada da internet, o marketing tradicional foi substituído pelo digital, que desde então só faz crescer e mudar o cenário de diversas companhias. Um case de sucesso, que nos mostra a importância de estar atualizado digitalmente, entendendo seu público e a melhor maneira de chegar até ele, é o da Magalu, que com o avanço do coronavírus mesmo com mais de mil lojas fechadas, teve o melhor desempenho da história da empresa.


  • Mas o que é um plano de marketing digital?


Um plano de marketing consiste na elaboração de estratégias que farão sua empresa obter um melhor desempenho e posicionamento no mercado. Quando nos referimos a um plano de marketing digital, a ideia final permanece a mesma, porém o meio de executar o projeto e as estratégias finais, são adaptadas para o meio digital. A partir disso, é necessário todo um estudo do mercado atual da empresa, tanto digital como físico (caso tenha), para a partir disso entender o público atual e o público que se almeja atingir, definindo uma persona que lhe guiará futuramente em todas as tomadas de decisão nas estratégias. Após todo esse macro estudo, é de extrema importância entender quem é sua concorrência e todas as tendências atuais do mercado, e por fim, traçar quais as melhores métodos para sua empresa se posicionar digitalmente.


Entendido para que realizar um plano de marketing e suas principais macro etapas, vamos debater sobre quais os maiores mitos e verdades ao realizar um plano de marketing para sua empresa:


1- Os resultados são imediatos


Mito. Quando se trata de internet, é preciso antes de tudo ganhar a confiança do seu público, ou seja, dos seus seguidores, e isso não acontece do dia para noite, pois é preciso de testes, para metrificar dados como o melhor horário de engajamento daquela plataforma, constância nas publicações e engajamento em todas as plataformas com seu público. Pois, dessa maneira os seguidores terão um apego maior à empresa, além de uma maior aparição dela no seu feed e um maior conhecimento da mesma, ganhando confiança para adquirir seus produtos. Assim, leva em média três meses, para se validar os resultados do plano.


2- Qualquer um pode realizar um plano de marketing


Mito. É preciso ter o conhecimento técnico para desenvolver o projeto e o conhecimento prático para executá-lo, pois mesmo com todas as estratégias desenvolvidas para a companhia, se não colocadas em prática da maneira correta, o resultado não será positivo.

3- Basta estudar as tendências do mercado e aplicar nas minhas redes sociais

Mito. Nem todas as estratégias que deram certo para alguém, vão dar para você! Muitas vezes o público daquela empresa respondeu bem aquela estratégia, mas seu público pode ter um perfil totalmente diferente e aquela tendência ser super maléfica para o seu negócio. Ao realizar um plano de marketing, você entenderá quais os melhores métodos para sua empresa em específico.


4- Uma empresa que não se posiciona digitalmente perde cada vez mais valor no mercado


Verdade. O mundo está se tornando digital e cada vez mais, as pessoas buscam pela praticidade na hora da compra. Diante da inúmera quantidade de fraudes que a internet pode oferecer, você ter um público fiel online, que conhece sua marca e recomenda, é essencial para o crescimento do seu negócio. Quando você não demarca sua posição nas plataformas virtuais, outra pessoa estará se posicionando e ofertando para seu cliente o mesmo produto, porém tentando mostrar ao consumidor a facilidade e as qualidades que tem a oferecer.


5- Formalidade na hora de se comunicar é essencial


Mito. Ao realizar o plano de marketing, você conhecerá sua persona e diante dela conseguirá entender qual a melhor linguagem para se comunicar. Não existe linguagem certa!


6- É preciso fazer um plano de marketing a cada três meses


Mito. É ideal metrificar todos os dados obtidos nos primeiros três meses para se ter uma análise mais profunda acerca da assertividade das estratégias e tomar as próximas decisões. Mas, isso não quer dizer que é necessário um novo plano. Muitas vezes a estratégia pode ser continuada, ou seja, o plano não precisa ser necessariamente todo reformulado, e com o adjunto de uma assessoria, abrir maiores possibilidades de novas dicas e obter novos direcionamentos mas todos eles baseados nos resultados do projeto anterior. Porém, dependendo do resultado, ou do funcionamento do mercado, pode sim ser necessário refazer o planejamento da área, mas nem sempre precisará refazer todas as etapas, tendo assim um custo menor.


E ai? Conseguiu visualizar os inúmeros benefícios que um plano de marketing personalizado pode agregar a sua empresa?


Por Gabriela Tabosa, Diretora de Marketing

Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!

0 visualização
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE