Buscar
  • EJ Unicap

Organização financeira no cotidiano empresarial

Uma empresa precisa ter uma boa organização financeira para prosperar. Bem, isso você já sabe, porém, muitas vezes, a dificuldade é materializar essa ideia no cotidiano empresarial e, por isso, vamos trazer pontos essenciais para se estabelecer uma boa “saúde” econômica corporativa.


Historicamente, somos um país de elevadas taxas tributárias e de um alto grau burocrático sobre esses pagamentos; não obstante, temos um considerável percentual de negócios familiares, o que as vezes significa uma maior dificuldade de distinguir o dinheiro da pessoa física e da jurídica.

Se isolados esses fatores já possuem um alto grau de letalidade, juntos podem ocasionar serias complicações na vida econômica de um negócio. Além disso, algo que permeia a realidade da maioria das empresas atualmente é a dificuldade de se estabelecer um planejamento financeiro e atingi-lo com êxito. Mas bem, diante de todas essas problemáticas há soluções, e elas são mais simples do que se imagina.

Primeiramente, é crucial ter bem definida a separação das finanças pessoais, das empresariais; o segundo passo é ter controle integral do fluxo de caixa, para isso há plataformas que facilitam e otimizam esse controle – a Conta Azul, por exemplo, é a grande

queridinha da EJ. Esses são os pontos básicos para a sua subsistência financeira, sendo eles a fundamentação para um planejamento eficaz.

Outro ponto de destaque é definir em percentuais os valores disponíveis para investir e melhorar seu negócio - e respeitar esses limites. No entanto, para se obter sucesso nessa metrificação, não se pode elaborar de forma aleatória esse processo; é preciso ter como base a média dos recebimentos e despesas dos meses anteriores. Após isso, se faz necessária a projeção dos gastos ou receitas para os próximos 3 meses – ou o período que mais fizer sentido para a sua realidade. Com isso, mensalmente se faz a comparação do fluxo de caixa real com o projetado no início do processo. Dessa forma, o domínio das contas se estabelece, facilitando o desenvolvimento de projetos internos - reformas, capacitações de funcionários, expansão dos produtos e serviços - que potencializam os resultados da empresa, mas que também preservam sua segurança econômica.

Como diz Nathalia Arcuri: “os números não mentem”, então comece a utilizá-los ao seu favor!


E aí, gostou do conteúdo?


Por João Pedro Omena, Consultor de Projetos.


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!

0 visualização0 comentário