INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Os 5 gatilhos mentais mais poderosos para fidelizar os clientes

Os gatilhos mentais são considerados as grandes armas da persuasão. Isso porque, por meio deles, é possível despertar sentimentos, emoções e direcionar a sua persona a uma tomada rápida de decisão apelando para o seu subconsciente.



Em outras palavras, os gatilhos mentais são os grandes responsáveis por aquelas decisões que tomamos sem pensar, no calor da emoção. E também atuam fidelizando o seu cliente, fazendo com que a sua marca seja lembrada por muito mais tempo.


Existem diversos tipos de gatilhos mentais, entretanto, aqui vamos tratar apenas dos 5 mais poderosos para a fidelização do seu cliente.



1. Exclusividade - Para a maioria das pessoas, a exclusividade é algo muito almejado e, consequentemente, importante. Todos nós gostamos da ideia de sermos únicos, especiais e diferentes, é justamente essa sensação que esse gatilho oferece. Encontramos esse gatilho naquelas chamadas especiais, exemplificando: ‘’assine aqui e tenha acesso ao nosso grupo exclusivo’’ ou ‘’participe agora da lista VIP’’. Geralmente essa ferramenta da persuasão, o gatilho, aparece nas iscas digitais, que por sua vez, são materiais gratuitos que o seu público alvo possa ter acesso a partir de um ponto de contato com a sua empresa. As iscas digitais atuam gerando prospects, e criam um sentimento de diferenciação e exclusividade. Que tal disponibilizar um material de valor para a sua persona? Esse material pode ser um Ebook ou até mesmo uma lista VIP para garantir produtos e serviços com condições especiais. Se a sua empresa possui um atendimento diferenciado, é muito provável que ela fique no imaginário dos seus consumidores como uma referência em atendimento exclusivo. E isso gera uma fidelização e um marketing passa palavra - espécie de marketing que consiste na indicação de um cliente a outro possível cliente. Por exemplo, eu utilizo o serviço da EJ UNICAP, sei que é um serviço excelente, a partir do momento que eu indico esse serviço a outra pessoa, utilizando a minha ótima experiência como base, estou colocando em prática o Marketing Passa Palavra ou como também é conhecido, Marketing Boca a Boca.



2. Autoridade - Aqui temos um gatilho que é muito associado ao da prova social. Ambos buscam trazer uma sensação de segurança a sua persona. Funciona assim: quando mais prova social você tiver, mais autoridade o seu produto, serviço, ou até mesmo a sua empresa terá. Aqui é comum encontrar aquela clássica construção ‘’9 em cada 10 profissionais recomendam o produto X’’, esse tipo de frase gera uma escolha com base na confiança. O seu público irá confiar em você, pois, os especialistas já atestaram a excelência e qualidade do seu produto ou serviço, e com isso a sua empresa será uma referência, e muito lembrada pelos consumidores.


3. Afinidade - Esse gatilho aproxima o leitor do interlocutor, mostra que quem está vendendo ou produzindo aquele produto já foi como a persona. Funciona basicamente assim: ‘’ Eu já fui como você’’ ou ainda, ‘’Eu e você sabemos que […] ’’. O importante é deixar claro que a dor da sua persona já foi experimentada por você, e por meio disso, você desenvolveu o serviço ou produto. Em resumo, mostre que você é ‘’idêntico’’ ao leitor. Esse tipo de gatilho, quando bem construído, faz com que a sua empresa seja considerada diferente justamente porque, você vendedor, já foi como a persona, já teve as dores dela, já enxergou o mundo como ela. É comum que os seus clientes se identifiquem e permaneçam por mais tempo com a sua empresa na mente pela questão da afinidade, da semelhança entre ambos.


4. Antecipação - Aqui temos um gatilho famoso por gerar uma ansiedade no consumidor. Ele funciona a partir de um plano de lançamento, ou seja, antes de lançar o seu produto ou serviço, vá aos poucos nutrindo o seu público, gerando ansiedade e expectativa. Mostre tudo aquilo que o seu produto ou serviço tem a oferecer, para que assim que o lançamento ocorrer, a sua persona já esteja pronta para adquiri-lo sem hesitar. Este gatilho gera um aumento no contato entre o cliente e a empresa, faz com que o cliente se apaixone pelo produto antes mesmo que ele esteja disponível para a compra. Um bom exemplo são os trailers e publicidades realizadas pela indústria cinematográfica, muito se fala sobre o filme antes mesmo dele ser lançado, e isso faz com que os espectadores cheguem às salas de cinema cheios de expectativas e com vontade de usufruir daquela criação. Esse gatilho fideliza no que diz respeito à expectativa e procura de novos produtos e serviços.



5. Razão - Todos nós tomamos decisões, na maioria das vezes, baseadas em pensamentos e motivações lógicas, e é exatamente assim que esse gatilho funciona. Ele vai agir de modo a motivar - ainda mais - a sua persona a tomar a decisão de escolher a sua empresa. Esse gatilho apela para ‘’o porque’’ e faz com que o expectador aja com base na razão. Ele pode vir acompanhado de outros gatilhos como o da autoridade, afinidade e urgência, ou pode simplesmente ser combinado com qualquer outro gatilho. Um bom exemplo é o seguinte: Você deve contratar a EJ UNICAP porque os nossos serviços sempre são entregues com excelência. A estrutura do gatilho é construída da seguinte forma: ao oferecer um produto ou serviço, dê logo em seguida uma razão lógica para que aquilo faça sentido aos olhos do cliente.


E esses são alguns dos principais gatilhos que quando utilizados, são capazes de aumentar o engajamento e fidelização dos seus clientes.


E aí, gostou do conteúdo?


Por Maria Júlia Rafael, Consultora de projetos



Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!


0 visualização
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE