INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Os principais Gatilhos Mentais utilizados para alavancar as vendas

Já ouviu falar sobre gatilhos mentais? Sobre como eles podem fazer com que o cliente escolha seu produto “automaticamente”? Quando bem utilizados, os gatilhos mentais podem sim, persuadir o público. Continue a leitura e descubra como aplicá-los no seu negócio!


Gatilhos mentais são estímulos recebidos em nosso cérebro, que fazem com que tomemos decisões rápidas, evitando o cansaço de fazer tantas escolhas por dia. São utilizados nas empresas nas áreas de marketing e vendas, pois eles conseguem engajar e atrair a atenção do público.


Com certeza, todos já fomos atraídos por um gatilho mental, eles estão muito mais inseridos no nosso cotidiano do que você imagina. Vamos listar alguns dos mais comuns:


Prova Social - Por sermos seres sociais, sentimos a necessidade de estarmos inseridos em algo que nos identificamos. No gatilho da prova social, são mostrados normalmente o número de pessoas que consomem o seu produto/serviço, depoimento de clientes satisfeitos. Mas, lembre-se de não negligenciar os feedbacks construtivos que recebeu, pois são eles que fazem com que o nível de insatisfação dos seus clientes diminua.


Escassez - Você já percebeu que as pessoas tendem a dar mais importância a algo quando perde ou está prestes a perder? Não é diferente no mundo comercial, por isso uma das estratégias mais utilizadas é a da escassez; seja de tempo (necessidade de decisão num curto período de tempo), de vagas (quantidades limitadas de algo trazem um senso de urgência, principalmente com preços promocionais), ou de bonûs (apenas uma quantidade x de pessoas vai ter direito a ganhar um bônus).


Novidade - As pessoas são atraídas por novidades, isso está relacionado ao prazer de ter algo novo, moderno e da moda. Uma das principais formas de colocá-lo em prática, é realizando atualizações periódicas no seu produto ou serviço (dependendo da frequência das atualizações, acaba-se também ativando o gatilho da escassez). E como um “bônus”, isso evita que as suas soluções se tornem repetitivas ou obsoletas.


Reciprocidade - Esse é um dos, se não o mais importante gatilho em vendas! Ele funciona por meio da retribuição, pois temos a tendência de querer retribuir uma boa experiência ou algo que foi valioso no momento, mas é preciso mostrar que é uma ação espontânea, como por exemplo: mandando um email para seu cliente com algum conteúdo que solucione uma dor da sua empresa após uma reunião.


Urgência - Mesmo sendo muito semelhante ao gatilho da escassez, é muito eficaz, visto que impede a procrastinação do cliente na hora da compra, utilizando palavras que requerem uma ação espontânea nas chamadas para ação, como: agora, só até hoje, sua última chance. Lembre-se de explicar o porque do prazo limitante, isso aumenta a eficácia do gatilho.


Como você pode ver, eles são ótimas estratégias para impulsionar suas vendas e fidelizar os clientes. E você? Já usou em sua estratégia algum ativador dos gatilhos mentais?


Por Tathiana Manguinho, Consultora de projetos



Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!

11 visualizações
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE