INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Pesquisa de Mercado: Como saber se o meu negócio vai dar certo?


Acredito que antes mesmo de lhe dizer como saber se o seu negócio irá obter o sucesso esperado, é importante que o conceito de ‘Pesquisa de Mercado’ esteja bem claro em sua mente. Então, se pudéssemos lhe dar uma breve explicação do que seria Pesquisa de Mercado, seria basicamente um estudo aprofundado que consiste em uma coleta de dados e analise de informações sobre um determinado assunto. No caso, se você está pensando em abrir um negócio, não sabe se vai dar certo e também não sabe por onde começar, um projeto de Pesquisa de Mercado é o primeiro passo e sem dúvida, é imprescindível para que você não tenha qualquer tipo de prejuízo posteriormente!


Assim como diria os escritores Barabba Vincent e Gerald Zaltman, a análise de mercado trata-se do “processo de ouvir a voz do mercado”. E com isso, um projeto de Pesquisa de Mercado bem elaborado tende a gerar insights e auxiliar em uma tomada de decisões mais assertiva.


Mas um Projeto de Pesquisa de Mercado só serve para empresas que estão se iniciando agora?


A resposta para essa pergunta é NÃO! Você pode ser proprietário de uma pequena loja local, de uma empresa da família, multinacional ou uma Startup (Empresa recém-criada que ainda está em fase de maturação) que ainda assim será importante investir em uma Pesquisa de Mercado. Afinal, independente do tamanho do seu negócio, todas elas possuem algo em comum: a função de tomar decisões todos os dias que ao final de tudo, vão definir o futuro do seu empreendimento, seja próspero ou não.


De acordo com dados advindos do Sebrae, foi constado que ¼ dos empreendimentos abertos no Brasil acaba fechando as portas antes mesmo de completar 2 anos no mercado e metade deles decretam falência antes dos 5 anos de permanência. Além disso, é importante destacar alguns motivos para se investir neste tipo de projeto, são eles:



  • Identificar a viabilidade de abertura de um novo negócio;

  • Analisar e identificar o melhor local para abrir a sua empresa;

  • Analisar nichos de mercado inexplorados;

  • Estudar dados e desenvolver estratégias para o lançamento de um produto/serviço;

  • Desenvolver estratégias para se sobressair em relação a concorrência;

  • Aprimorar processos internos e externos à organização;

  • Entre muitos outros


Logo, com base no que foi dito acima, acredito que tenha ficado claro o quão é importante investir em uma Pesquisa de Mercado bem elaborada.


Antes de falar sobre alguns tipos de pesquisas que irão lhe ajudar a tomar decisões para chegar o mais perto possível do que se entende como sucesso para o seu negócio, acredito que seja necessário você saber que existem duas formas de realizar essas pesquisas, são elas: Qualitativa e Quantitativa.


Forma Qualitativa


É a partir dela que se pode extrair respostas subjetivas, permitindo conhecer mais as particularidades e experiências individuais de um público previamente selecionado (normalmente de pequenas amostras) – a realização de uma pesquisa em formato Qualitativo com um grande amostra não é descartada, só será demandado um tempo maior e um time 100% envolvido.


Forma Quantitativa


Diferentemente da Qualitativa, a pesquisa em formato Quantitativo é realizada com o objetivo de compreender o ecossistema que envolver o negócio a partir da coleta de dados numéricos, onde ao final de tudo, o resultado será devidamente analisado. Além disso, este formato exige que seja um número maior de pessoas respondendo o questionário, por exemplo.


Alguns tipos de pesquisas para lhe ajudar a tomar decisões que podem fazer o seu negócio crescer exponencialmente:


1. Hábitos de Consumo: Neste tipo de pesquisa, será estudado e analisado o público que tem interesse em sua marca, seja ter um conhecimento mais aprofundado dos hábitos que fazem os clientes do seu negócio consumir seus produtos e/ou serviços. Além disso, este mesmo tipo de pesquisa pode ser aplicado para negócios que ainda estão em fase de desenvolvimento, visto que, é imprescindível que haja um certo conhecimento a respeito dos possíveis consumidores da sua marca.



2. Posicionamento da Marca: Primeiramente, é de extrema importância que você tenha consciência de que quanto mais conhecida a sua marca for, maior será os seus resultados. E para que isso ocorra, é importante que haja uma análise do quão forte o seu negócio é perante as suas principais concorrentes e claro, o mercado de forma geral. Este tipo de pesquisa, mais uma vez, é indicado tanto para empresas que já se encontram no mercado, quanto para organizações que estejam em fase de maturação, pois é a partir dela que você pode definir planos de ação mais assertivos.


3. Satisfação dos Clientes Externos: Sem dúvida, essa é uma das pesquisas mais importantes para quem deseja ter uma receita e consequentemente uma lucratividade maior no final do mês. Pois é a partir da análise da satisfação dos seus clientes que você pode coletar o máximo de informações possíveis na visão do seu principal stakeholder, como: feedbacks positivos e/ou construtivos a respeito dos seus produtos e/ou serviços; do atendimento ao cliente; do preço atribuído, do tempo de entrega do pedido realizado e entre muitos outros fatores.


Além disso, é importante que você tenha conhecimento de uma ferramenta que irá lhe auxiliar na avaliação da satisfação de seus clientes, o NPS (Net Promoter Score). Você já deve ter ouvido falar sobre ou se for a primeira vez, vai ficar sabendo agora como funciona esta ferramenta!


O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia de pesquisa de satisfação bastante simples e de fácil aplicação para quem quer você esteja visando coletar a informação que a mesma oferece. É valido destacar que esta mesma ferramenta é considerada atualmente um método universalmente conhecido e utilizado para a avaliação da experiência do cliente no seu negócio.

Mas como realmente funciona?


É feita a pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a nossa empresa para um amigo ou família?” e com base nela, as pessoas vão respondendo com notas baseadas na sua experiência enquanto cliente. Com isso, as pessoas que responderem:


De 0 a 6 são consideradas detratoras da sua marca, ou seja, são aquelas pessoas que não irão passar uma imagem positiva do seu negócio e dificilmente irão voltar a ser clientes novamente da sua marca.


Notas 7 e 8 são consideradas neutras em relação a sua marca, ou seja, são aquelas pessoas que só consomem os seus produtos e/ou serviços quando é realmente necessário e se consideram indiferente ao seu negócio. Não são considerados clientes leais e/ou fidelizados.


Notas 9 e 10 são consideradas promotoras da sua marca, ou seja, são aquelas pessoas que estão bastante satisfeitas com o produto e/ou serviço ofertado por você. Além disso, são pessoas que estão engajadas com a sua marca, são leais e com certeza estarão fazendo propaganda positiva da sua marca.


Mas como eu faço para saber o meu NPS total?


Existe uma pequena fórmula para você descobrir a nota atribuída ao seu negócio, que é simplesmente você pegar a % dos detratores e subtrair da % dos promotores.


NPS (Net Promoter Score) = % Clientes Promotores - % Clientes Detratores



4. Satisfação dos Cliente Internos: Assim como as pesquisas anteriores, saber se os colaboradores da sua empresa estão motivados para trabalhar em prol de garantir a qualidade do produto e/ou serviço final é de extrema importância. Pois quanto mais o seu negócio está repleto de pessoas dedicadas e talentosas, a probabilidade de você alcançar resultados exponenciais é ainda maior. Então invista também nos seus funcionários, eles são primordiais para o sucesso do seu empreendimento.


Bom, acredito que a partir de todas essas informações que foram lhe proporcionadas, você esteja mais ciente da importância de um Projeto de Pesquisa de Mercado para o seu negócio, independente do tamanho ou de seu tempo de vida. Além disso, é fundamental que você vá em busca de um especialista no assunto para que haja uma maior assertividade nos planos de ação para o alcance de seus objetivos e metas.


Por Marcus Barbosa, Diretor de Marketing e Vendas.

Fonte: SEBRAE | Rock Content | Opinion Box


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atende-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos dispostos em nosso site!

543 visualizações
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE