INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Por que pensar em inovação a partir da estratégia da sua empresa?

Você sabia que, segundo o IBGE, 6 em cada 10 empresas fecham suas portas em 5 anos? O que 21% das empresas quebram após o primeiro ano de atividade?

Enquanto isso, existem empresas no mercado nacional, como a Magazine Luiza e Ambev que no Brasil, dominam seus mercados cada vez mais. E o que essas empresas têm em comum? São empresas que investem em inovação desde a estratégia. Nesse sentido, uma das formas de incentivar a inovação é por meio de núcleos de pesquisa e desenvolvimento, sobre isso, podemos destacar as células de inovação das empresas citadas anteriormente: Luizalabs e a Zx Ventures Brasil. Em 2015, era possível comprar uma ação do Magazine Luiza com menos de R$ 1. Apenas quatro anos depois, o valor chegou a R$ 185,99. Boa parte dessa valorização é consequência do investimento da empresa no Luizalabs, laboratório de inovação da grande varejista que surgiu em 2011 com o propósito de trazer uma experiência de compra cada vez melhor para os clientes através da tecnologia. Dentro dos resultados alcançados pelo laboratório, vale ressaltar que em 2017 o e commerce da empresa cresceu em 55%, fato que contribuiu para o maior lucro líquido da história da empresa. Outra iniciativa legal é a Zx Venture. Talvez você não saiba, mas a Ambev faz parte de um grupo global chamado Ab Inbev, o qual possui um hub de inovação e investimentos em startups chamado Zx Venture. Sua unidade no Brasil trabalha em conjunto com a Ambev a partir da construção e lançamentos de novos negócios para atender às necessidades emergentes dos consumidores. Nessa perspectiva, uma das principais iniciativas do portfólio da Zx é o Zé Delivery, plataforma de delivery de bebidas que vem ajudando diversos bares durante esse período de pandemia. Um fato importante que não podemos ignorar é que o sucesso dessas iniciativas veio a partir de investimento e disciplina.


E por onde começar? Defina onde você precisa inovar. Comece pequeno! Tanto em projetos quanto em pessoas. O ideal é realizar um diagnóstico de problemas ou oportunidades que sua organização possui e escolher um projeto que você possa obter uma vitória fácil (um projeto onde o retorno seja rápido). Uma das formas de identificar por onde sua empresa deve começar a inovar é através dos horizontes de inovação da Consultoria Mckinsey. Essa categorização tem o intuito de facilitar a tese de crescimento para o gestor a partir da prioridade do seu negócio. Sobre os horizontes, vejamos a descrição de cada um:



  • Horizonte 1: Há uma melhoria operacional e maximização da entrega de valor no modelo de negócio vigente.


  • Horizonte 2: Realizam-se modificações parciais no modelo do negócio.


  • Horizonte 3: Há uma mudança completa do modelo de negócio ou um desenvolvimento de soluções para mercados que ainda não existem.


Trabalhe com parceiros. Aqui vai uma indicação! Quando trabalhamos inovação na EJ UNICAP, uma das nossas principais referências é um livro chamado A estratégia da Inovação Radical de Pedro Waengertner. Neste livro ele cita 6 princípios para inovar, um deles é trabalhar com parceiros, porque a partir disso você amplia sua capacidade de entrega, o que pode ajudar a reagir ou atacar concorrentes, desenvolver novos produtos e capacitar o seu time sobre temas intrínsecos à inovação. Sobre isso, destaco o exemplo da nossa própria organização! Lembra que eu falei no começo do artigo sobre a Zx Venture? Pois bem, a Zx é uma empresa que fomenta empreendedorismo no mundo todo e, no Brasil, uma das formas que ela exerce esse propósito empreendedor é por meio de relacionamentos com empresas juniores. Dito isso, temos um imenso orgulho de anunciar que firmamos uma parceria onde eles irão nos disponibilizar uma série de conteúdos e workshops sobre inovação, experiência do cliente, metodologias ágeis, entre outros temas. Então, quer aprender mais sobre como criar iniciativas de inovação na sua empresa? Continua de olho nos conteúdos da EJ UNICAP (sem spoiler, mas vem coisa boa por aí) e segue nossa parceira lá no instagram, a @zxventuresbr, porque eles mandam muito bem quando o assunto é inovação!

Por Alexandre Carvalho, Presidente Executivo

Por mais, caso você queira descobrir por onde você deve começar a inovar, agende um diagnóstico gratuito com a gente, tenho certeza que podemos te ajudar!


18 visualizações
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE