INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Saiba como melhorar o clima organizacional da sua empresa!



Antes de falar como melhorar o clima organizacional dentro de sua empresa, é fundamental entender como ele pode impactar diretamente nos resultados da organização!


O clima organizacional nada mais é do que o conjunto de valores, atitudes e padrão de como a empresa se comunica com seus membros. É um fator determinante para indicar o nível de satisfação e nortear os relacionamentos interpessoais.


É de extrema importância a aplicação periódica da Pesquisa de Clima Organizacional – PCO, pois dessa forma podemos identificar os pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos ou melhorados. Assim a pesquisa identifica o estado atual da empresa por meio da análise de seus pontos positivos e suas fraquezas existentes no presente e das oportunidades e riscos que ela poderá encontrar no futuro. Com base nos dados obtidos, a empresa pode rever os seus processos administrativos, gerenciais e os aspectos motivacionais, estabelecendo as devidas correções.


Quando se trata da satisfação dos funcionários a primeira coisa que vem em nossas mentes é a recompensa em dinheiro, mas o que muitos não sabem ainda é que o estímulo certo vai depender do perfil de cada funcionário. Empresas sem uma cultura organizacional forte são fadadas ao fracasso. Colaboradores desmotivados geram um clima de cada um por si, não havendo assim uma comunicação interna efetiva, o que pode ocasionar em uma competitividade de maneira ruim e faz com que as pessoas busquem oportunidades melhores em outros lugares.


O grande segredo é ter colaboradores que além de ganhar seus respectivos salários eles estão alinhados com o propósito da empresa, trazendo assim mais resultados e deixando a cultura mais forte.


Mas e agora, como a cultura organizacional nasce e como ela pode ser implementada na sua empresa?


Pois bem, o seu conceito é basicamente tudo o que envolve a rotina de uma empresa e serve como base para guiar o comportamento prático e mental de seus colaboradores. A cultura tem que ser tão forte ao ponto de que cada membro que entre na empresa não traga consigo crenças de outras empresas e aos poucos internalizar em si, a cultura e os valores que a empresa atual carrega. É sempre importante ser guiada pelas pessoas com mais influência, pois dessa forma ela sempre irá se manter na trajetória na qual foi estabelecida no planejamento estratégico da organização.


Como contratar membros que estejam alinhados a sua cultura?


Segundo Idalberto Chiavenato, escritor e presidente do Instituto Chiavenato de Educação, o recurso humano é o mais precioso dentro de uma organização. A partir disso, muitas empresas começaram a acreditar que o capital financeiro era dispensável para o sucesso da organização, já que hoje o maior gargalo é a inabilidade de recrutar e manter uma boa força de trabalho. Não se houve falar de nenhum projeto baseado em boas ideias, força e entusiasmo que não deram certo por falta de caixa, porém é extremamente comum escutar de empresas que não se deram bem por não conseguir manter uma equipe boa, engajada e bem entusiasmada. O cenário futuro das empresas está diretamente ligado com o talento, as competências, habilidades e o capital intelectual.


Através desse entendimento, a cultura é a principal entidade que rege a empresa, desde sua comunicação até a tomada de decisão. Com isso, antes de contratar novos membros à sua equipe, é de extrema importância que eles compreendam os valores e o propósito da empresa. Quando digo propósito quero dizer o real motivo da empresa existir, o real porquê, o impacto que seu produto ou serviço tem no ambiente ou na sociedade. Caso o candidato não se encaixe nesse contexto, ter ele na organização pode ser muito desgastante para a empresa. Atualmente, muitos negócios estão deixando de olhar o currículo e habilidades técnicas, para focar sua atenção ao perfil do candidato, às habilidade interpessoais.


Muitas vezes procuramos pessoas que pensem igual a gente, que estudaram no mesmo local e que tem uma realidade parecida, mas isso é uma grande armadilha. Segundo Jorge Paulo Lemann, no seu livro Sonho Grande, cita que devemos ter em nossas organizações pessoas que pensam diferentes, com realidades distintas para assim, obtermos resultados que a maioria das empresas não consegue. Na sua empresa é preciso pessoas diversas, para dessa forma ter gente que pergunte se suas ideias realmente estão corretas e apontar outras possibilidades. As pessoas servem para ensinar, porque aprendemos mais compartilhando conhecimento e articulando do que quando estamos sozinhos. Por mais que essa relação nem sempre seja fácil, as pessoas sustentam o crescimento de muitas empresas e é por isso que ter uma figura que motive cada um dos seus colabores faz tanta diferença. Isso também inclui deixar claro para todos os colaboradores o planejamento estratégico para que assim todas as metas da organização possam ser atingidas de maneira colaborativa e todos os membros se sintam parte do sonho grande da empresa.


Bom, acredito que a partir de todas essas informações que foram lhe proporcionadas, você esteja mais ciente da importância de um Projeto de Pesquisa de Clima Organizacional para o seu negócio, independente do tamanho ou de seu tempo de vida. Além disso, é fundamental que você vá em busca de um especialista no assunto para que haja uma maior assertividade nos planos de ação para o alcance de seus objetivos e metas. A EJ UNICAP pode trazer esta solução para você e a sua empresa!


Por Kaio Watanabe, Consultor de Projetos de Gestão.


Fonte: Endeavor | BVS Psicologia Brasil | UNIMEP | NUPAD | Livro 'Sonho Grande'


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atende-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos dispostos em nosso site!

0 visualização
600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE