600px-WhatsApp.svg.png

CONTATO

Somos uma empresa de soluções multidisciplinar vinculada a Universidade Católica de Pernambuco, com o objetivo de potencializar os resultados dos nossos clientes e impacta-los por meio de projetos, nossos serviços são personalizados  de acordo com as necessidades e perfil de cada cliente.
© 2015 Empresa Júnior UNICAP

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Aberta das 8h às 18h
De Segunda à Sexta
81 3072-8333
81 9.9806-5991 (WhatsApp)
contato@ejunicap.com
Rua Almeida Cunha, 352, Santo Amaro - Recife/PE

INÍCIO > BLOG > VENDAS

CONFIRA O NOSSO BLOG

  • EJ UNICAP

Saiba o porquê de seu imóvel precisar de um Projeto Arquitetônico


Primeiramente, é necessário ressaltar dados presentes em uma pesquisa do ano de 2015 realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelo Instituto Data Folha. Ela aponta que das mais de 2.400 pessoas entrevistadas das cinco regiões do país, 54% já construiu ou reformou um imóvel, e desse grupo, menos de 15% contratou algum profissional da área de arquitetura ou engenharia, já os outros 85% fizeram o serviço por conta própria ou com pedreiros e mestres de obras, amigos e parentes.


Em contrapartida, a pesquisa também revela que, entre aqueles que contrataram arquitetos e urbanistas para auxiliar na obra, há um índice alto de 78% de satisfação.


Mas afinal, o que é um Projeto Arquitetônico?


De acordo com a NBR 16636-1, o projeto arquitetônico é a representação do conjunto dos elementos conceituais, concebido, desenvolvido e elaborado por um profissional legalmente habilitado. De forma mais direta, é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida, no qual passa por toda uma trajetória de criação até chegar no resultado final. Necessariamente precede a construção, e pode ser aplicado a diferentes ambientes e necessidades, como residenciais, comerciais e corporativos.

Imagem 1: Imagem Ilustrativa de desenhos técnicos referentes a plantas baixas e uma visualização de uma modulação em 3D.


Possui algumas finalidades como por exemplo, suprir as necessidades de funcionamento do local e até mesmo prevenir problemas, pois durante o projeto é feito todo um estudo da melhor maneira de atender essas necessidades. Além de que, com um bom projeto arquitetônico você tem um menor risco em alteração de planejamento da obra e também uma otimização e melhor gestão da área da futura construção.


Ou seja, o objetivo do projeto arquitetônico é auxiliar no planejamento de espaços que visam otimizar todos aspectos para vivência e ainda prever possíveis problemas de execução do projeto proposto garantindo que a obra saia como planejada, sendo o condicionante dos demais projetos que envolvem a área da construção civil.


Porém, você deve estar se perguntando qual a importância e no que a aquisição de um projeto arquitetônico pode interferir na construção da sua futura edificação.


Pois bem, visto que atualmente é essencial que as construções sejam racionalizadas e funcionais, tendo cômodos com dimensões necessárias às funcionalidades correspondentes, uma orientação no terreno que permita uma boa ventilação natural e um melhor aproveitamento da iluminação natural, possuindo conforto e transpondo qualidade de vida aos ocupantes, esses são exatamente os principais fatores de importância que o projeto arquitetônico proporciona para a extrema satisfação de quem o obtém.


Imagem 2: Funcionamento do elemento brise, muito utilizado em fachadas e aberturas que permitem a ventilação natural, principalmente nos ambientes que ficam no poente da edificação. Esquema por Matheus Pereira.


4 Benefícios com um Projeto Arquitetônico


1. Segurança


Com certeza, este é o principal benefício e uma garantia de uma construção tranquila. Pois, como foi falado anteriormente, através do estudo realizado em todo o processo de criação, são previstos possíveis problemas de execução e são incorporadas soluções que sanem qualquer problema que surgir, além de se ter o acompanhamento também durante a obra.


2. O Conforto


Pode ser considerado como sinônimo de três fatores: acessibilidade, usabilidade e funcionalidade, eles representam na maioria das vezes o que o cliente espera da edificação. Está relacionado com o acesso do imóvel pelos seus moradores e visitantes no caso de uma casa, e dos funcionários e clientes se for um empreendimento, valorizando a socialização entre todos presentes.



3. Beleza e Estética


O Projeto de Arquitetura, seja de uma residência ou imóvel comercial, também leva em conta a estética, tanto da parte externa como interna. Existem inúmeros materiais e técnicas de construção que ajudam na concepção de um imóvel bonito e com qualidade estética.


Lembrando que um imóvel bonito é muito mais valorizado e traz satisfação a todos que nele circulam ou habitam. Nesse quesito, também entra a questão da sustentabilidade, já que, um imóvel que leva em consideração a sustentabilidade pode se tornar ainda mais bonito.


4. Custo


Um bom profissional da área de arquitetura sabe trabalhar com os recursos disponíveis pelo cliente, de forma que o custo do projeto não ultrapasse o orçamento. Ele fará o melhor uso possível dos materiais de construção e se valerá das estratégias mais eficientes com objetivo de reduzir os custos sem perder a qualidade. Portanto, conclui-se que, contratando um bom profissional de arquitetura e utilizando um projeto arquitetônico para o seu futuro imóvel, previne várias dores de cabeça como por exemplo, instalações elétricas e hidráulicas mal planejadas, um alto custo em uma conta de energia, porque não houve um bom aproveitamento da iluminação e ventilação naturais e um futuro desperdício de matéria-prima.



Imagem 3: Grandes Aberturas que permitem melhor utilização da iluminação natural. Por DEAR FARM / VIVA Architecture


Ou seja, a aquisição desse projeto traz consigo várias vantagens de se possuir um imóvel de qualidade e com um alto potencial de sucesso em seu funcionamento, com uma boa solução de layout e proporcionando uma experiência única e de qualidade para a edificação planejada.


Logo, acredito que com todas as informações lhe oferecidas, tenha ficado mais claro para você a importância de um Projeto Arquitetônico. Afinal, quem não quer evitar dores de cabeça quanto a construção não ir de acordo com o projeto não é mesmo? Com isso, venho dizer que a EJ UNICAP oferece esse tipo de projeto, entre em contato conosco!


Por Gabriella Figueiroa, Consultora de Projetos de Arquitetura


Fonte: Pesquisa CAU/BR | Líder | Engenharia Concreta | Jornal Gazeta Informativa


Possui alguma dúvida? Se sim, entre em contato conosco que ficaremos muitos felizes em poder atendê-lo. E não deixe de conferir nossos diversos conteúdos expostos em nosso site!